domingo, 19 de junho de 2011

Caral, a cidade mais antiga das Américas



A Cidade mais antiga das Américas

"Na mesma época que os habitantes do antigo Egito construíam as suas pirâmides, a população do que é hoje o Peru erguia estruturas gigantes de pedras maciças em CARAL, metrópole que existiu há 4.600 anos. Os restos da cidade, descobertos em 1905, só agora foram estudados por arqueólogos americanos e peruanos. A conclusão é surpreendente: Caral provavelmente foi o berço da civilização nas Américas. Cientistas do Field Museum, em Chicago, da Universidade Northen Illinois, ambos nos EUA, e da Universdade de San Marcos, no Peru, publicam em uma das edições da revista "Science" (Science 27 April 2001: Vol. 292 no. 5517 pp. 723-726) os resultados da avaliação de peças coletadas em Caral. A pesquisa revelou que a cidade teve seu auge no ano de 2.627 a.C. Isto significa que o desenvolvimento da vida urbana nas Américas começou cerca de 800 anos antes do que se acreditava. Localizada a 200 kilômetros de Lima, Caral caracteriza-se pela existência de uma zona central, com seis platôs de pedra, ao redor do que seria a praça pública local".

O povo que viveu em Caral (não se sabe como eles realmente se chamavam, Caral é o nome da cidade mais próxima, no vale do Supe, Peru) não tinha escrita, nem metal ou cerâmica. Mas eles ergueram pirâmides, como os egípcios e outros povos antigos, e fabricaram tecidos. Isso sem ter nenhum contato com outras civilizações daquela época para trocar conhecimentos e técnicas de contrução. Como e porque, então, eles construíram estas mesmas estruturas e fizeram os tecidos usando as mesmas técnicas de tecelagem? O que se conclui é que a pirâmide é um tipo de estrutura estável, por partir de uma base maior, com sucessivos patamares ou andares menores. Uma estrutura assim, nunca cai. E então, por uma seqüência de tentativas e erros, chegaram naturalmente a este tipo de estrutura. O mesmo aconteceu com o tecido, resultado de uma trama natural de fios, que poderia ser observada nos ninhos dos pássaros ou nas teias das aranhas, e experimentado diversas vezes até chegar na trama mais adequada à confecção.


O que me pareceu mais interessante em Caral foi esta pedra (foto abaixo), cravada no centro da praça principal, e que não se sabe bem qual a sua função, mas que até hoje está lá. Isso me causou muita emoção, primeiro por estar diante de algo, ali colocado claramente com alguma intenção há cerca de 5.000 anos atrás por aquele povo, e também uma idéia fixa de que esta descoberta mudaria a maneira de ver e interpretar a história da America Latina. 


Não há vestígios de destruição, invasão ou massacre do povo que viveu em Caral, e seu cemitério ainda não foi encontrado. Deduz-se que eles migraram, por alguma razão, indo formar as outras civilizações e povos que se sucederam no Peru, até chegar aos Incas, cerca de 4.000 anos depois.

Um comentário:

  1. Essa história é incrível!
    Outro povo, na mesma época, construiu pirâmides, como o povo que habitou o Egito! E muito antes dos Incas!
    Genial!

    Marcelo, muito sucesso com o blog!

    ResponderExcluir